domingo, 3 de março de 2013

Fan Films


Nesta quinta feira eu dei uma olhada em um fan film da Mulher Maravilha que meu amigo Gusmão me passou e fiquei impressionado com a qualidade.

Me veio a mente o fan film que Sandy Corolla fez do Batman em 2003 e ressuscitou a esperança de um bom filme do morcegão nos cinemas.


Filme de Sandy Corolla 


Já ouvi amigos meus falando de como é difícil ver uma boa adaptação de quadrinhos, games ou livros para o cinema, o roteiro já esta pronto, é só pegar e filmar. Raras exceções foram os novos filmes do Batman (tudo bem, o terceiro nem tanto, né Old-Nash?), os filmes da Marvel como Homem de Ferro, Capitão América, Thor (mesmo achando ele fraquinho) e o que mostrou o potêncial desse gênero nos cinemas, Os Vingadores.
A Marvel aprendeu com seus erros (Demolidor, Quarteto Fantastico, Justiceiro), e toma conta com redeas curtas e sempre chama profissionais que entender a area de quadrinhos, Joss Whedon que dirigiu os Vingadores já havia criado séries como Buffy A Caça Vampiros, Firefly e escreveu um ótimo arco nos X-Men, não é a toa que o filme agradou tanto os fanboys (eu inclusive) e o grande público que não lê quadrinhos.
Já a Warner, dona da editora DC não se preocupa tanto com isso (os Batman do Joel Schumacher, Superman o Retorno, Jonah Rex, Lanterna Verde e a lista via aumentando), infelizmente são raros as suas adaptações para o cinema como Superman o Filme e Superman II, os Batman do Tim Burton e a nova trilogia do Chris Nolan, alías, os dois primeiros filmes dirigidos pelo Nolan foram bem adaptados por ele ter usado os roteiros de David S. Goyer que trabalha com quadrinhos, eu gostei do que ele fez quando cuidava da revista da Sociedade da Justiça.

Lobo Paramilitar de Natal




Vendo vários Fan Films na internet e a boa qualidade de alguns deles me vem uma pergunta à cabeça: Porque as produtoras não chamam esse pessoal para dirigir, escrever ou atuar em filmes baseados em super-heróis?

A resposta é simples meu caro amigo.

Hollywood está mais preocupada em atrair a grande massa que não lê quadrinhos, nós leitores assíduos (eu nem tanto, faz tempo que não acompanho nada das revistas regulares, com tanta besteira que as "duas grandes" andam fazendo eu prefiro manter distância, mas isso é assunto para outro post), não entendemos que isso é uma grande indústria, os produtores investem dinheiro para poder lucrar mais dinheiro.
Por isso que eles sempre vão colocar os atores mais conhecidos para atrair público não leitor de quadrinhos, claro que isso pode ser um tiro no pé, veja o caso de Watchmen, massvéiaram tanto o filme que o fãs odeiam, mas em contra partida os personagens eram tão desconhecidos do não leitor que só atraiu quem já conhecia o trabalho de Alan Moore.

Batman e Superman


Para finalizar, nós fãs teremos que conviver com isso e torcer para que os produtores não metam o nariz onde não foram chamados (vide o caso do X-Men Origens: Wolverine) e que iniciativas como a da Marvel sejam tomadas como exemplos.
Agora deixo vocês com o Fan Film da Mulher Maravilha e até a próxima.

Mulher Maravilha 


E aqui tem mais alguns para voçês curtirem.
Street Fighter
Call of Duty: Morden Warfare 3
Star Wars Troopers 
Justiceiro 
Batman vs Wolverine 
Deadpool 
Sleeping Dogs 
Dragon Ball

2 comentários:

  1. Legalzinho esse fan film, mas ainda não chega aos pés da calcinha estrelada da mulé magavilha, essa atriz aí tá muito magrela, baixinha e parece lutadora de MMA, tá faltando o laço da verdade e ela defender mais balas com os braceleste! Tem esses outros fan films que eu aconselho darem uma olhada tb:

    Homem-Aranha:

    http://www.youtube.com/watch?v=xwx98s4og1s

    ResponderExcluir
  2. Por serem produzidos por "Fans" e não ter a interferência de produtoras, o "Fan Film" tem qualidade em todos os aspecto cinematográficos. Incluído a adaptação, que um chama para todos os tipos de espectadores.

    ResponderExcluir